domingo, 16 de setembro de 2012

Risoto de Pato com Cerveja Preta

 

Resolvi o domingo de folga que ia recarregar a bateria. E dei uma bela caprichada. Fiz de um dia para outro o confit de pato, para além de ficar mais saboroso eu dormir mais um pouquinho. Outra dica, sobrando faça o Arancini (Bolinho de Risoto), apenas juntando queijo ralado, sal, 1 ovo e farinha de trigo. Faça bolinhas e frite em óleo quente.

Risoto de Pato com Cerveja Preta

Ingredientes:

· 2 peitos de pato

· Sal e pimenta moída na hora005

· ½ cebola roxa picada

· Mel

· 1 ½ xicara de arroz para risoto (arbóreo, carnaroli)

· Cerveja preta

Modo de Preparo:

Confit de Pato:

Tempere 1 ½ de pato com sal e pimenta, coloque num refratário. Deixe cozinhar no forno com a gordura para baixo a 160º C por mais ou menos 1 hora. Espere esfriar, tire a gordura e com as mãos desfie a carne e reserve.

Caldo de Pato:

Cozinhe o ½ peito de pato numa panela, junte a água e espere ferver.

Risoto:

Cozinhe com manteiga, mel, a cebola até dourar. Coloque o risoto e misture até cozinhar. Coloque a cerveja até evaporar completamente. Vá completando e misturando com o caldo de pato até ficar na textura correta ou por mais ou menos 40 minutos. Coloque o pato desfiado e acerte o sal.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vol au Vent Carême

 

Como já falei o livro “Carême” mudou o pouco que sabia de culinária. Ainda nesta onda fiz vol au vent, uma criação de Marie Antonin Carême, bem simples com molho bechamel (também criação dele) e queijo. Você pode usar o que quiser brie, camembert. Eu usei tagliere, um queijo muito parecido com brie apenas com um cheiro não muito agradável. Carême costumava fazer com várias carnes juntas pomba, frango, carne. Aqui uma singela homenagem.

Vol au Vent Carême

Ingredientes:

· 1 caixa de vol au vent005

· 1 colher (sopa) manteiga

· 1 colher (sopa) farinha de trigo

· ½ xicara leite

· 150 Gr de queijos moles (brie, camembert, tagliere)

· Sal e pimenta moída na hora

Modo de Preparo:

Asse o vol au vent conforme embalagem. Reserve.

Numa panela misture a manteiga com o leite, em seguida junte o leite até formar o molho bechamel. Junte o queijo até derreter.  Teste o tempero.

Pré aqueça o forno a 160 º C, tire as tampas dos vol au vent, coloque os recheios, coloque queijo ralado. Tire do forno quando o recheio gratinar. E vive la diference!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Suflê Marie Antonin

 

Depois de ficar encantanda com o livro “Carême” sobre este grande chef e criador de várias refeições como suflê, vol-au-vent e merengue recheado. Como todo mundo em casa estava com surto de gripe, resolvi fazer algo leve. Então fiz como Marie Antonin Carême se orgalharia de mim, batendo as claras com o fouet (batedor de ovos).

Suflê Marie Antonin

Ingredientes:

· 3 claras batidas em neve

· 1 colher (sopa) manteigasufle

· 1 colher (sopa) farinha de trigo

· 1 xicara de leite

· Queijo cortado (camembert, mozarela, brie, gruyere)

· Sal e pimenta moída na hora

· Queijo ralado

Modo de Preparo:

Acenda o forno a 200 º C e deixe pré-aquecendo. Pegue um refratário e unte com manteiga e farinha. Bata as claras em neve e reserve. Numa panela cozinhe a manteiga com a farinha, em seguida junte o leite e as gemas e espere engrossar. Coloque os queijos já picados e tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e bata mais uma vez a clara em neve, coloque no refratário com o queijo ralado por cima. Quando estiver dourado leve a mesa imediatamente.